Os 55 milhões de clientes do Itaú que utilizam os cartões da instituição precisam ficar atentos a uma importante mensagem que foi recentemente emitida pelo banco. O comunicado está informando alterações importantes sobre a fatura e o limite de crédito do cartão.
Leia mais: Como os jovens gastam dinheiro hoje? Itaú expõe dados da geração Z
O texto traz mais detalhes sobre o dia de fechamento da fatura, por exemplo. Agora, o prazo de dez dias antes do vencimento a a ser de apenas oito. Veja mais informações sobre isso ao longo do texto.
Os usuários estão vendo a seguinte informação: “A partir do próximo mês, você tem uma nova data de fechamento das faturas. Esse é o dia em que suas compras são lançadas na fatura seguinte”, diz a mensagem do banco. Vale ressaltar que a data destinada ao vencimento segue a mesma, ou seja, não sofreu alteração.
Os brasileiros precisam ficar em alerta, especialmente durante o primeiro mês das mudanças, pois as modificações podem resultar em uma cobrança dupla, na mesma fatura, de serviços utilizados continuadamente, como é o caso das s de streamings.
Limite de cartão também ou por alterações
Mais uma mudança diz respeito ao limite de cartão de crédito.
Cada cliente está sendo informado, por meio de e-mail e mensagem de SMS, sobre as reduções e que estão considerando tudo que é gasto pela pessoa, sem deixar de mencionar as questões de segurança.
Usuários já conseguem observar a nova transição na prática.
Muitos deles publicaram relatos no Twitter, alegando que os limites foram praticamente reduzidos pela metade, causando então uma série de reclamações. Em resposta, o banco informou que a redução não está sendo feita individualmente. O processo está ando por novas análises, que têm como base algumas questões internas e externas, além de informações adicionadas na proposta.
Recentemente, a instituição adotou várias ações com o intuito de reduzir a taxa de endividamento dos seus usuários, especialmente por causa dos juros atuais. Uma das medidas foi a suspensão do agrupamento de pontos ofertados durante as transições feitas em aplicativos para quitar contas.
Outra providência foi deixar de disponibilizar o cartão em serviços de pagamento de impostos e boletos, sob a justificativa de que o limite de crédito seria comprometido. Por meio desse recurso, o cliente fica mais suscetível a taxas maiores, como juros e IOF, que possibilitam dívidas ainda mais significativas.